Maioria de crimes contra gays não é denunciada

Maioria de crimes contra gays não é denunciada

Maioria de crimes contra gays não é denunciada, indica estudo britânico

Três quartos dos homossexuais no Reino Unido não registram queixa na polícia por temor de como serão tratados e de que caso não seja solucionado

Uma em cada dez vítimas de crime homofóbico sofreu agressão física, segundo relatório do grupo Stonewall Reprodução do relatório “Pesquisa sobre o crime contra gays britânicos 2013”

LONDRES - Mais de três quartos dos homossexuais e bissexuais não registram queixa na polícia. As vítimas temem não ser levadas a sério e que a polícia não possa ajudar muito, indica um estudo divulgado em Londres pelo Stonewall, grupo que busca a igualdade de direitos.

Metade daqueles que denunciam não fica satisfeita com a maneira como o assunto é lidado, e menos de uma em cada dez vítimas entrevistadas contou que o caso terminou em condenação.

“Crimes de ódio homofóbico: pesquisa sobre o crime contra gays britânicos 2013” foi conduzido pelo instituto de sondagens YouGov, e ouviu mais de 2.500 pessoas no Reino Unido, suas experiências como alvo de agressões e incidentes.

Alex Marshall, diretor-executivo do corpo de padrões profissionais do College of Policing, entidade de apoio às polícias de Inglaterra e Gales, acredita que os resultados da pesquisa fornecem uma oportunidade significativa de melhorar a resposta da polícia a crimes homofóbicos.

- Há mais a fazer e estamos comprometidos a trabalhar com os comissários para garantir um melhor serviço às vítimas - disse Marshall.

Uma em cada dez pessoas vítima de homofobia foi agredida fisicamente, mostra a pesquisa, enquanto quase uma em cada cinco foi ameaçada com violência ou o uso de força.

Uma em cada oito teve um contato sexual forçado, e também uma em oito teve a casa, o carro ou algum bem vandalizado.

Assédio, insultos e intimidação são as agressões mais comuns, relatados por oito em cada dez vítimas.

- Os números mostram níveis perturbadores de violência e intimidação enfrentados diariamente por gays, lésbicas e bissexuais no Reino Unido - disse a vice-diretora-executiva do Stonewall, Ruth Hunt. - O fato de dois terços das vítimas não terem contado a ninguém mostra o tamanho do desafio diante do nosso sistema judiciário.

Para a deputada trabalhista Gloria De Piero, o estudo mostra que, em um momento em que o casamento homossexual passa no Parlamento britânico, muitos ainda enfrentam abusos diariamente em função de sua sexualidade.

- Há pouca informação entre a polícia e profissionais da Justiça sobre a natureza e a seriedade dos crimes homofóbicos - considerou Di Piero.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/maioria-de-crimes-contra-gays-nao-denunciada-indica-estudo-britanico-10375828#ixzz2r8tkoiTw 

© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.